O Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL - é a concretização de um antigo desejo dos professores do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.  Para que se possa entender a relevância deste Programa e o alcance de suas repercussões, no âmbito da UFAM, da cidade de Manaus e, de forma mais ampla, da Região Amazônica, cremos não ser ocioso fazer um breve relato da existência do Curso de Letras da UFAM, do momento de sua criação até o presente, pois é significativo colocar o PPGL no contexto da instituição, da cidade e da região brasileira na qual ele está inserido. O curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas é um dos cursos mais antigos da nossa instituição, funcionando desde os primeiros anos da década de 60, tendo nascido praticamente junto com a instituição. Naquele momento, o curso contava com três licenciaturas apenas, Língua e Literatura Portuguesa, Língua e Literatura Francesa e Língua e Literatura Inglesa. Ao longo dos anos, este curso constituiu uma sólida tradição de ensino da língua portuguesa e das línguas estrangeiras que oferecia, e também no terreno da Extensão universitária, sem, no entanto, jamais ter conseguido estabelecer uma tradição equivalente no domínio da pesquisa científica. Se no Brasil, nos anos 60 do século passado, os programas de Pós-Graduação ainda engatinhavam, pode-se bem imaginar a carência reinante na qualificação dos docentes universitários, trabalhando numa região historicamente marginal no contexto brasileiro como a Amazônia. Entretanto, a evolução da Pós-Graduação no Brasil não deixou de repercutir na formação e qualificação dos docentes da Universidade Federal do Amazonas. Ao longo das décadas de 70, 80 e 90 docentes qualificaram-se. A UFAM começou a ganhar mestres e doutores, programas de Pós-Graduação foram criados, mas o curso de Letras, malgrado algumas tentativas (mal sucedidas, infelizmente) de criação de um curso de Mestrado, não conseguia acompanhar a evolução da Pós-Graduação que ocorria na UFAM. Havia, assim, uma demanda reprimida bastante expressiva, por parte dos alunos egressos das licenciaturas de Português, Inglês, Francês e Espanhol, desejosos de prosseguir seus estudos na Pós-Graduação.