O grupo de pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, “Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa”, coordenado pela professora doutora Nicia Petreceli Zucolo, a que estão vinculados estudantes da graduação, mestrado e doutorado, realizou o I Simpósio Nacional Jogos de Poder em Literatura: Gênero, Transgressão e Violência. Ocorreu no período de 27 a 29 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito da UFAM, setor norte do campus, a partir das 13h30 e contou com a participação de professores da UFAM, UEA e da Universidade de São Paulo – USP.

O Simpósio pretendeu trazer à comunidade acadêmica e aos egressos uma discussão a partir do texto literário como modalizador do processo de despertar dos saberes viabilizadores de discussões a respeito da sociedade, visibilizando a opressão de gênero, os variados tipos de violência a que grupos não-hegemônicos são submetidos e como esse discurso literário pode ser transgressor. Abriu espaço para a discussão e esclarecimento sobre o tema, estudando as estratégias que esses suportes revelam como reflexo do campo social a que pertencem, é uma de nossas pretensões.