Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Expedição de diploma
Início do conteúdo da página

Expedição de diploma

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 09h51 | Acessos: 1343

Procedimentos para expedir o diploma de Mestre:

 

1PASSO: Autodepósito da dissertação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM

- O que é?

Processo em que o próprio autor insere a Tese/Dissertação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM e a disponibiliza em Acesso Aberto. Este processo desobriga o depósito de capa dura e CD na Biblioteca Central. 

OS TRABALHOS DEPOSITADOS NA BDTD DEVEM SER AQUELES EM VERSÃO FINALIZADA, JÁ COM AS POSSÍVEIS CORREÇÕES APÓS A DEFESA.
 

- Onde fazer?

Acesse: www.tede.ufam.edu.br

 

- Quando fazer?

Após a realização das alterações na dissertação, propostas pela banca de defesa, você deverá entrar em contato com o seu orientador para que ele emita a "Carta de encaminhamento para o autodepósito". Esse documento é importante, pois deverá ser anexado no momento do autodepósito, comprovando que o discente procedeu às alterações necessárias ao texto final.

O prazo para modificações é de até 60 dias após a data da defesa da sua dissertação. 
 

- Como fazer?

A tese deve conter a folha de aprovação (redigida pelo mestrando(a) e assinada pela Banca Examinadora no dia da defesa) e a ficha catalográfica (solicitar no site da Biblioteca Central/UFAM)

1. Registre-se, cadastrando seu e-mail e senha;

   1.1. Faça login utilizando e-mail e senha;

2. Inicie um “Novo depósito”;

3. Clique opção “Iniciar um novo depósito”;

4. Insira todas as informações solicitadas (Informações do autor, orientador, da Tese/Dissertação);

5. Faça upload dos documentos necessários.
 

- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (AUTODEPÓSITO)

*Tese/Dissertação em PDF, versão final, e corrigida (pós Banca), com Ficha Catalográfica e Folha de Aprovação;

*Carta de Encaminhamento assinada pelo orientador;

*Ata de Defesa, expedida pelo PPGL.

2o PASSO: Validação

Aguarde a validação da Equipe BDTD. Você será avisado por e-mail quando sua Tese/Dissertação estiver publicada e o Comprovante de Depósito estará disponível no e-campus.

Pronto! Em breve seu trabalho estará disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM.

3o PASSO: Emissão do Nada Consta (BC)

ATENÇÃO!                                  Quando do preenchimento do "Motivo", escolher a opção FORMAÇÃO.

Existem várias formas de solicitar o nada consta:

Obs.: O referido documento é válido por apenas 30 dias. 

4o PASSO: Envio da documentação ao PPGL/UFAM

ATENÇÃO!
  • Em razão do advento do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e da digitalização dos processos na UFAM,  todos os documentos constantes deste checklist  devem ser entregues APENAS DIGITALIZADOS (pdf) para o e-mail do Programa (ppgl@ufam.edu.br);
  • A digitalização deve estar legível. 
  • Exemplo - print screen Bolsistas FAPEAM

CHECKLIST:

1. Comprovante de Autodepósito da Biblioteca Central/UFAM;

2. Cópia do Histórico Escolar de Graduação - frente e verso (autenticar em cartório);

3. Cópia do Diploma de Graduação - frente e verso (autenticar em cartório);

4. Cópia do RG (ou outro documento de identificação com foto);

5. Cópia do CPF;

6. Cópia da Certidão de Nascimento (para solteiros) ou certidão de casamento (para casados);

7. Nada Consta da Biblioteca Central da UFAM.

*Bolsistas FAPEAM:
Além dos documentos elencados no checklist  acima, os bolsistas FAPEAM devem entregar, ainda, o print screen da PRESTAÇÃO DE CONTAS DO BOLSISTA no Sig Fapeam, contendo, no mínimo, a inclusão dos seguintes documentos:
1. Ata da Defesa de Dissertação;
2. Dissertação Final. 
Se, por acaso, houver alguma dificuldade em cadastrar os documentos elencados acima, favor enviar e-mail para: programas.institucionais@fapeam.am.gov.br para regularizar a situação.

5PASSO: Expedição do diploma pela PROPESP

O Diploma deve ser retirado, presencialmente, no seguinte setor:
Local: Sala da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).
- Prédio da Reitoria - 2o andar, Setor Norte - Campus UFAM - Av. Gen. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I.

A secretaria do Programa se encarregará de encaminhar a documentação (no prazo de 15 dias) à PROPESP, para Históricos Escolares confeccionados manualmente pelo PPGL, ou (no prazo de 5 dias), para Históricos Escolares emitidos pelo e-campus, contados a partir da entrega completa da documentação pelo aluno.

Após a entrega da documentação à PROPESP, o prazo para confecção do diploma é de 40 dias.

Dúvidas a respeito da confecção do diploma/ saber se o diploma já está pronto: Ligar: 3305-1181, Ramal 2221 (DAV/PROPESP) ou enviar e-mail para: academicopropesp@ufam.edu.br

Importante: O diploma será entregue ao titular portando documento com foto ou para um procurador, com procuração pública e documento com foto. 

6PASSO: Histórico Escolar

Após a expedição do diploma pelo setor responsável (PROPESP), o Histórico Escolar Oficial estará disponível na secretaria do PPGL. Dessa forma, o egresso deve proceder à retirada, presencialmente, ou mediante procurador, com procuração pública e documento com foto. 

Local: Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Letras - Bloco Mário Ypiranga, 2o andar, Sala 07, Setor Norte - Campus UFAM - Av. Gen. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I.

ATENÇÃO! 

O PPGL não emite apenas o Histórico Escolar, uma vez que esse documento só é válido quando assinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e apresentado juntamente com a Declaração de Conclusão de Curso ou o Diploma. Dessa forma, siga todos os passos acima para obter a sua documentação oficial.

PROTOCOLO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

A Declaração, com assinatura eletrônica, será enviada, por e-mail, ao interessado (a), juntamente com o Histórico Escolar provisório.

* Declaração de conclusão de curso:

O egresso deve seguir todos os procedimentos anteriormente descritos e enviar a documentação digitalizada ao e-mail do PPGL/UFAM, a fim de que seja aberto processo administrativo para a expedição da DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO, que terá validade enquanto o Diploma estiver em processo de expedição e registro na Universidade.

O PPGL não expede nenhum tipo de declaração avulsa, sem que o egresso tenha, no mínimo, realizado o depósito da versão final da dissertação na Biblioteca Digital (TEDE/BC/UFAM). 

* Entrega da documentação (Diploma e Histórico Escolar Oficial):

Enquanto perdurarem as restrições de acesso ao campus, devido à pandemia de COVID-19, enviaremos, por e-mail, aos interessados, a notificação de retirada do diploma físico, com agendamento de data e horário, para comparecimento à PROPESP (Prédio da Reitoria).

Enquanto a secretaria estiver realizando o atendimento remoto, o PPGL enviará, por e-mail, o Histórico Escolar Oficial (pdf) ao egresso, apenas APÓS A CONFIRMAÇÃO DE RETIRADA DO DIPLOMA JUNTO À PROPESP.

Caso o egresso ainda deseje o Histórico impresso, quando do retorno do atendimento presencial, este deve comunicar à secretaria para que o documento seja providenciado.

Fim do conteúdo da página