Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parcerias
Início do conteúdo da página

Convênio: UFAM e SEDUC/AM

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 08h34 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h34 | Acessos: 305

Links relacionados:

Em parceria com a UFAM, SEDUC/AM realizou edital de seleção com 30 vagas de mestrado em Letras para professores da rede pública estadual.

Com 30 vagas disponíveis, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), em convênio firmado com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lançou, no ano de 2018, edital de seleção para mestrado em Letras. As vagas foram destinadas a professores da rede pública estadual da capital e do interior do Estado que estivessem exercendo ativamente a função da docência.

Do total de vagas disponibilizadas, 15 foram ofertadas ainda no segundo semestre de 2018 e as outras 15 vagas no primeiro semestre de 2019. A convocação foi feita conforme a classificação dos candidatos no processo seletivo.

Linhas de pesquisa

O programa de pós-graduação se desenvolve em duas áreas de concentração: área de Estudos Literários e a área de Estudos da Linguagem.

Para fins da realização da parceria, a área de Estudos Literários compreendeu duas linhas de pesquisa: “Literatura, cultura e transdisciplinaridade” e a outra em “Literatura e outras linguagens”. Já a área de Estudos da Linguagem abarcou três linhas de pesquisa: Sociolinguística/Dialetologia; Linguística Aplicada e Análise do Discurso.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao mestrado em Letras foram efetuadas até às 23h59 do dia 16 de julho/2018, mediante envio dos documentos requeridos no edital para o e-mail do Programa.

Critérios de seleção

Além das exigências estabelecidas no edital divulgado pela UFAM, a SEDUC avaliou os seguintes critérios prévios para que cada inscrição fosse homologada: não estar frequentando curso de pós-graduação stricto sensu financiado pela Secretaria, por qualquer órgão do Estado do Amazonas ou governo federal; não possuir titulação de mestrado; possuir disponibilidade de tempo para os estudos e condições para atendimento das exigências do curso; não estar cumprindo a contraprestação de serviço em decorrência de afastamento ou financiamento de estudo concedido pela SEDUC.

Além disso, era necessário ter a cumprir, pelo menos, cinco anos de efetivo exercício na Secretaria de Educação, contados a partir da data da inscrição no processo seletivo, para completar as condições exigidas para a aposentadoria, se fosse o caso.

Exame de seleção

O exame de seleção para o curso de mestrado compreendeu as seguintes etapas: análise do pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório; prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório; entrevista, de caráter eliminatório e classificatório e prova de títulos, de caráter classificatório.

O resultado da homologação das inscrições foi divulgado no endereço eletrônico http://www.ppgl.ufam.edu.br, em 19 de julho/2018, e também no site da SEDUC.

 
 
Fim do conteúdo da página