Página inicial > PPGL Divulga > III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas

III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 12h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 12h41 | Acessos: 36
imagem sem descrição.

III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas contará com palestrantes do Reino Unido, Estados Unidos e América latina.

Inscrições: Até 04 de abril de 2020

Na edição passada, a SECLAM contou com a participação de 30 universidades de dentro e também de fora do Brasil, e dispôs de palestrantes da Sorbonne Université, de Paris. Este ano, são aguardados cerca de vinte palestrantes, vindos de universidades brasileiras, mas, também, do Reino Unido, dos Estados unidos e da América latina; e cerca de 150 participantes, na modalidade de ouvintes ou de comunicadores.A III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas (SECLAM), que acontecerá de 9 a 12 de junho, na Escola Normal Superior (UEA), apresenta uma grande novidade para professores e estudantes universitários das áreas de Letras, História, Filosofia e Educação em geral. É que o evento abrigará o III Workshop Conflict Resolution through Classical Literature, e espera receber palestrantes e participantes de vários lugares do mundo.

As inscrições para a Seclam estão abertas, e podem ser realizadas através do site do evento, até o dia 4 de abril, para comunicadores, e até o dia 15 de abril, para ouvintes.

Representação feminina na literatura

Na opinião da professora Anni Marcelli, que faz parte da comissão organizadora da III Seclam, o tema do evento, Representações femininas na literatura clássica e contemporânea, “tem grande relevância neste momento crítico de retrocessos na educação e conservadorismo cultural que estamos vivenciando”, disse.

A professora também considera que “a literatura clássica pode nos ajudar a compreender aspectos da cultura contemporânea, dada a imensa influência que aquela exerceu sobre o ocidente, mesmo que, outras culturas e conhecimentos compõem a nossa identidade especificamente brasileira. Por isso, na III Seclam, o objetivo é estabelecer diálogos interculturais com os estudos clássicos e literários, enfatizando o caráter emancipador e democrático que de fato, esses saberes possuem, e seu alcance no contexto atual”, conclui.

Workshop

O Workshop Conflict Resolution through Classical Literature é coordenado pelo professor e pesquisador, Martin Dinter (King’s College, no Reino Unido), cujo projeto mais amplo procura estabelecer relações entre pesquisa acadêmica em dois países latino-americanos: Brasil e Colômbia. Com foco em Literatura Clássica e Estudos de Guerra, em vista da construção da paz. O Workshop visou à realização de três eventos internacionais. Dois deles já aconteceram, o primeiro em Bogotá, o segundo, em Londres, e o terceiro e último da sequência, que será em Manaus.

Inscrições

Para participar, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como pesquisadores e professores, cujas pesquisas sejam relacionadas, preferencial mas não exclusivamente, à área de Estudos clássicos, devem enviar resumos, tanto para comunicações quanto para apresentação em banners, até o dia 4 de abril, através do formulário eletrônico disponível no site do evento. Os interessados em participar apenas como ouvintes também podem fazer sua inscrição através do envio de formulário eletrônico, até o dia 15 de abril. Informações mais detalhadas no site do evento ou nas redes sociais (Facebook: facebook/temasclassicos e Instagram: @seclam.am).