Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGL Divulga > [CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO] Revista Temáticas (UNICAMP)
Início do conteúdo da página

[CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO] Revista Temáticas (UNICAMP)

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h03 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h08 | Acessos: 54

Dossiê "Intrepretações do Brasil e dilemas contemporâneos"
Chamada de Artigos (Temáticas, n. 57, 1º semestre de 2021)

imagem sem descrição.

A revista Temáticas tem a satisfação de comunicar que está aberta, de 01 de junho de 2020 até 30 de agosto de 2020, a chamada de artigos para composição do dossiê Interpretações do Brasil e dilemas contemporâneos. 

O dossiê tem como objetivo reunir contribuições que dialoguem com o caráter interdisciplinar que informa em grande medida a área mais conhecida como “Pensamento Social no Brasil”, dedicada a estudar as interpretações sobre o país. A aposta principal é a de explorar e confrontar o vasto repertório cognitivo da área com dilemas que vêm nos interpelando na contemporaneidade. Haja vista o contexto social e político mais imediato, acreditamos que as reflexões levadas adiante pelas/os pesquisadoras/es da área podem oferecer chaves de leitura e hipóteses que permitam avançar na compreensão dos acontecimentos históricos em curso. Nesse caso, reforçamos que objetos de pesquisa que, a princípio, podem não ser entendidos como eminentemente sociológicos – como obras pictóricas e escultóricas, textos ficcionais, poesia, canções, dentre outros – podem ser mobilizados para “interpretar as interpretações” sobre nossa vida social.

Assim, na edição 57/2021 da revista Temáticas aceitamos não apenas contribuições advindas das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), mas também da História, da Economia, da Teoria Literária, do Cinema, da Música e de áreas afins. Num momento como o presente, no qual as Ciências Humanas vêm sofrendo constantes ataques por parte tanto das instituições políticas, quanto de inúmeros setores da sociedade civil, nossa proposta para o dossiê aposta na potência teórica dos estudos multidisciplinares vinculados ao Pensamento Social no Brasil, levando em consideração a sua diversidade de temas, de objetos e de abordagens teórico-metodológicas para compreender e explicar problemas contemporâneos da sociedade brasileira. Em poucas palavras, fazemos um convite nesse dossiê para efetuar um “exercício de teste” no que se refere ao potencial teórico heurístico de nosso repertório cognitivo, refletindo sobre a força social das ideias e como algumas delas insistem em se atualizar.

O dossiê “Interpretações do Brasil e dilemas contemporâneos” aceitará artigos, resenhas e entrevistas que ensejem discutir as possibilidades teórico-metodológicas das agendas de pesquisa em movimento no Pensamento Social no Brasil, e que discutam ideias, intelectuais e artistas, conceitos e obras que forjam modos de sentir e interpretar o país e de nele atuar. As propostas poderão girar em torno de questões relativas aos limites de efetivação dos princípios e valores da democracia liberal-burguesa no Brasil, tema persistente e candente na nossa contemporaneidade e que perpassa análises clássicas de nossas/os intérpretes. Logo, serão bem-vindas contribuições que versem sobre a relação entre Estado e sociedade, autoritarismo, autocracia e personalismo, baralhamento entre as esferas pública e privada, mas também aquelas que pensem as relações entre demandas por reconhecimento/pautas identitárias e Estado-nação, bem como as que procurem compreender quais são as bases sociais do conservadorismo e do liberalismo na vida política e cultural brasileira. Tendo em vista a pandemia da Covid-19, que vem assolando de modo dramático o país, o dossiê também estará aberto a contribuições que se proponham a discutir a problemática referente à saúde pública, levando em consideração a vasta tradição do pensamento social sobre a saúde no Brasil. 

Importa observar ainda que, mesmo voltando nosso enfoque para as interpretações do país, consideramos fundamentais os trabalhos que mobilizem uma perspectiva transnacional e comparativa, especialmente de contextos historicamente periféricos, uma vez que as experiências nacionais distintas ficam mais claras quando postas em diálogo, uma iluminando a outra, e o olhar comparado permite tornar visíveis questões que o caso particular muitas vezes não possibilita perceber. Por fim, reafirmamos a pertinência de trabalhos que pensem como artistas e intelectuais vinculados a outras áreas do pensamento podem contribuir para o adensamento das práticas de pesquisa da área, num esforço de alargar o cânone das Interpretações do Brasil e, principalmente, de aumentar nossa capacidade de compreender e lidar com as desigualdades e diversidades que existem em nossa sociedade.

***

Prazo de Submissão para o dossiê: 30 de agosto de 2020.

Trabalhos completos devem ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma OJS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página