Página inicial > PPGL Divulga > III Congresso Métodos Fronteiriços

III Congresso Métodos Fronteiriços

Publicado: Segunda, 12 de Outubro de 2020, 17h05 | Última atualização em Segunda, 12 de Outubro de 2020, 17h06 | Acessos: 12

A UNIR (Universidade Federal de Rondônia) convida estudantes, integrantes dos coletivos sociais, professores, pesquisadores e demais interessados a participarem do III Congresso Métodos Fronteiriços: corpo(s), espacialidade(s), outra(s) democracia(s) que ocorrerá em versão on line promovido por grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2020.

INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE OUTUBRO

O Congresso quer contribuir para ampliar a reflexão sobre as condições que temos para propor uma educação e uma produção de conhecimento que possibilitem pensar outras democracias, com os saberes dos coletivos e dos movimentos sociais, na direção de uma perspectiva decolonial.O encontro mobilizará a atenção para os saberes plurais constituídos na inserção dos agentes em contextos diversos ligados à pesquisa acadêmica e aos saberes originários, tradicionais e ancestrais. Mediados pela Educação, tomada como aprendizado amplo da participação social intercultural, dos agentes que configuram o espaço pelo qual transitam – crianças e adultos –, marcados pela etnia, pelas culturas, relações sociais e pela memória.

O evento valoriza a perspectiva segundo a qual mulheres, crianças, indígenas, afrodescendentes e ribeirinhos  configuram espacialidades, ou seja, modos de viver segundo critérios próprios de valoração de si e do outro, de presença e de diálogo que se proliferam, materializando-se em diversos processos culturais, grupos e subgrupos sociais, de convivência e de confronto. Portanto, o Congresso supõe o esgotamento do modelo racional ocidental e o que se produzirá no encontro poderá circular nos corpos, proliferar-se em espacialidades, gerar efeitos que potencializam a democracia.