Página inicial > PPGL Divulga > GEFONO (UFU) - Grupo de Pesquisa/Estudos em Fonologia

GEFONO (UFU) - Grupo de Pesquisa/Estudos em Fonologia

Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 16h54 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 16h58 | Acessos: 63

Links relacionados:

Grupo de Pesquisa/Estudos em Fonologia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Modelos fonológicos, variação e ensino - revelações da oralidade e da escrita

Coordenação: Prof. Dr. José Sueli de Magalhães

Este projeto de pesquisa objetiva prioritariamente investigar o que dados de oralidade e escrita nos revelam sobre elementos de natureza variável como suporte para aplicação de modelos de análise fonológica. Esse objetivo geral se estende à testagem de qual modelo fonológico acomoda melhor os dados, tomando como prioridade teorias de natureza gerativa. Em momentos posteriores, buscar-se-á a possibilidade de se estabelecer um diálogo, sempre necessário, entre a teoria e o ensino. Os corpora advêm do banco de dados GEFONO, que documenta inquéritos de fala da região do Triângulo Mineiro, bem como mais de 1300 textos escritos por alunos de ensino básico de escolas de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.