Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGL Divulga > [Evento online] XII Congresso Internacional da Abralin, Interab12
Início do conteúdo da página

[Evento online] XII Congresso Internacional da Abralin, Interab12

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 14h50 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 17h10 | Acessos: 40

Links relacionados:

Com o tema “Desafios da Linguística na Ciência Aberta”, a Abralin convida para apresentação de propostas para a construção da programação do evento: XII Congresso Internacional da Abralin, Interab12, que será totalmente online.

A pandemia trouxe consequências para a vida cotidiana, instaurando um novo normal. Em tempos de distanciamento físico, a Abralin aproximou os linguistas do mundo todo com o Abralin ao Vivo.
E na continuidade do novo normal, o Interab12 será totalmente onlineHaverá espaço para mesas-redondas, apresentações de comunicação de cada área temática da Abralin e apresentações de pôster digital (em formato de vídeo). Na ocasião do Interab12, serão entregues prêmios Abralin, nas mais diversas categorias. 


Datas importantes:
20 de maio: Prazo para envio de propostas para mesas redondas
20 de junho: Prazo para submissão de trabalhos completos (comunicação)
18 de julho: Prazo para submissão de pôster digital
18 de julho: Resultados dos trabalhos completos pré-selecionados
20 de julho: Prazo para submissão a CadLin
01 de setembro: Publicação da programação completa
22-30 de setembro: Evento


A Abralin tem sido pioneira em aderir ao movimento Ciência Aberta, com o acesso aberto às suas publicações, assim como o processo de avaliação aberta em seus periódicos, tanto na Revista da Abralin como na Cadernos de Linguística, que estimulam o compartilhamento de conjuntos de dados em repositórios abertos, assim como o pré-registro de projetos. Mas a adesão ao movimento nos leva a refletir sobre as consequências destas ações em nossas práticas: questões éticas e de direitos autorais, desafios à replicabilidade na área, ineditismo e inovação, assim como os custos (publicação, disponibilização de acesso e de dados, financiamento da pesquisa). Os problemas enfrentados na área da Linguística se estendem a outras áreas das humanidades, e não são circunscritos aos pesquisadores brasileiros: ao propor discutir os “Desafios da Linguística na Ciência Aberta”, a Abralin coloca a Linguística brasileira na vanguarda e em posição de protagonismo na ciência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página