Página inicial > PPGL Divulga > II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia - II SPCPAM

II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia - II SPCPAM

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h36 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 11h45 | Acessos: 131
Prazo para submissão de trabalhos (artigo ou resumo) até dia 20/03/2020
Cidade: Manaus / Amazonas
Local: Universidade Federal do Amazonas - Auditório Samaúma da Faculdade Ciências Agrárias (Minicampus)
Data: 28, 29 e 30 de abril de 2020

DA ORGANIZAÇÃO

O Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia/ GPPCPAM, realizará  nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2020, na Universidade Federal do Amazonas, na cidade de Manaus-AM, o II SIMPÓSIO PROCESSOS CIVILIZADORES NA PANAMAZÔNIA/ II SPCPAM, sob a coordenação-geral do líder do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia/ GPPCPAM, Dr.  Gláucio Campos Gomes de Matos.

O evento tem o financiamento  do Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM e conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA/IFCHS/UFAM, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM),  da Comissão de Relações Internacionais da OAB-AM e a  parceria da Norbert Elias Fundation.

DO SIMPÓSIO

O evento contará com a participação de  pesquisadores internacionais, nacionais e da região amazônica com arcabouço cientifico e técnico de várias áreas do conhecimento, oriundos de diferentes universidades, centros de pesquisas e áreas disciplinares, além da participação dos poderes públicos e  de representantes da sociedade civil.

A Amazônia, por suas peculiaridades naturais de rios e florestas e de sua miscigenação exigem uma abordagem sistêmica das mais diversas áreas do conhecimento em busca de compreender melhor essa região. Numa perspectiva processual e figuracional, a teoria de Norbert Elias vem contribuir na compreensão da interculturalidade, dos processos sociais e das relações de poder no universo amazônico.

O II SPCPAM tem como objetivo  oportunizar aos participantes, por intermédio dos preceitos da sociologia processual e figuracional discussões e reflexões que venham contribuir para a compreensão das sociedades pan-amazônicas, com enfoque na figuração, interculturalidade e relação de poder. Dessa forma, o II SPCPAM visa promover um espaço de difusão de conhecimentos, de diálogo, de troca de saberes e experiências, que contribuam para aprofundar a reflexão científica e o debate sobre temas relevantes para a Amazônia como domínio da natureza isto é, uso dos recursos naturais e suas consequências num processo de longo prazo, a tecnização e suas implicações para as questões sociais, ambientais e econômicas da região, a educação e suas modalidades, a saúde e qualidade de vida, a migração e imigração, entre outros temas, bem como estabelecer vínculos de fortalecimento entre as diversas áreas do conhecimento buscando uma interação no vasto campo interdisciplinar e multidisciplinar para estudos pan-amazônicos com uma abordagem sistêmica.

DOS GRUPOS DE TRABALHOS

São 8 eixos temáticos de Grupos de Trabalhos, que podem ser consultados no edital de abertura do evento no link https://www.even3.com.br/iispcpam2020/

DOS PALESTRANTES

Profa. Dra. Marilene Corrêa da Silva Freitas (UFAM – Amazonas – Brasil)