Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Regimento Interno
Início do conteúdo da página

Regime interno do Programa

Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 10h15 | Acessos: 699

Estrutura e o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFAM

REGIMENTO INTERNO PPGL/UFAM

LINHA DO TEMPO

ÍNDICE

  1. DA ORGANIZAÇÃO
  2. DA ORIENTAÇÃO E DO CORPO DISCENTE
  3. DO REGIME DIDÁTICO
  4. DO ESTÁGIO DOCENTE

 

DOS OBJETIVOS:

Art. 1º O Programa de Pós-Graduação em LETRAS, vinculado à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, tem os seguintes objetivos:

  • Preparar professores, pós-graduados stricto sensu em Língua Portuguesa (fonologia, morfologia, sintaxe e lexicologia), conferindo-lhes uma sólida formação linguística;
  • Preparar professores, pós-graduados stricto sensu em ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras – inglês, francês, espanhol;
  • Preparar professores, pós-graduados stricto sensu em Literaturas de Língua Portuguesa;
  • Desenvolver pesquisas relacionadas à Área de Concentração com o objetivo de formar novos pesquisadores.

DA ORGANIZAÇÃO

Art. 3º O PPGL compreenderá disciplinas, seminários de pesquisas, atividades especiais, trabalhos de Dissertação e demais pesquisas na área de concentração do programa.

Art. 4º – O PPGL - Curso de Mestrado Acadêmico possui as áreas de concentração Teoria e Análise Linguística e Estudos Literários. Essa estrutura finca-se num conjunto de disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e atividades complementares.

Voltar ao topo

DA ORIENTAÇÃO

Art. 19 – São atribuições do orientador:

II - elaborar, juntamente com o aluno, o plano de atividades a ser desenvolvido a cada semestre;

V - zelar pela regularidade das atividades realizadas pelo orientado, inclusive dos relatórios semestrais;

VI - acompanhar o desempenho escolar do(s) orientado(s) e dar conhecimento à CoPPGL por meio de pareceres semestrais;

DO CORPO DISCENTE

Art. 23 – O PPGL terá discentes regulares e especiais.

  • § 1o – Regulares são os discentes que ingressam no Programa através da seleção com o objetivo de obter o grau de Mestre;
  • § 2o – Especiais são os discentes que se matriculam em disciplinas isoladas do Programa que tenham vagas disponíveis e com a anuência do professor responsável pela disciplina, tendo direito ao certificado caso seja aprovado;
  • § 3o – Os discentes regulares trabalharão em regime de tempo integral, sob orientação de um docente credenciado.

Voltar ao topo

DO CURRÍCULO

Art. 4 – A integralização curricular será feita pelo sistema de créditos, correspondendo a 1 (um) crédito de 15 (quinze) horas para as atividades teóricas e a 1 (um) crédito de 30 (trinta) horas para as atividades práticas.

Art. 43 – Para a obtenção do título de Mestre em Letras, o aluno deverá integralizar, pelo menos, 24 unidades de créditos assim distribuídas:

  • Disciplinas obrigatórias: 08 (oito) créditos (120h);
  • Disciplinas eletivas: 08 (oito) créditos (120h);
  • Apresentação e defesa pública de dissertação: 06 (seis) créditos (90h);
  • Estágio docente concluído: 2 (dois) créditos (30h).

DAS DISCIPLINAS

Art. 44 As disciplinas que constituem o currículo do Curso dividem-se em disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e atividades complementares, estas incluindo Seminário de Pesquisa.

DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Art. 45 – O exame de qualificação será realizado após a conclusão de todos os créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas mediante solicitação do orientador à Coordenação do Curso;

  • §1º - O aluno deverá realizar o Exame de Qualificação durante o terceiro semestre contado a partir da primeira matrícula, não sendo considerado o período de trancamento.

O exame de qualificação constará de defesa perante uma banca presidida pelo Orientador e formada por mais dois Professores Doutores, constando de: memorial descritivo, projeto, revisão e análise bibliográfica pertinente ao tema e no mínimo um capítulo já estruturado da Dissertação.

Ao final do exame, o aluno será considerado aprovado ou reprovado, não sendo atribuído conceito.

DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Art. 48 –  Após cumprir todos os demais requisitos do Programa para obter o título de Mestre em Letras, o aluno deverá apresentar e defender a Dissertação de Mestrado.

A Dissertação será submetida à banca examinadora constituída de 03 (três) membros, cabendo a presidência ao Orientador e mais 02 (dois) membros.

A data da defesa final da dissertação e entrega do texto à banca deverá ocorrer com pelos menos 30 dias de antecedência.

A defesa de Dissertação far-se-á em sessão pública, arguindo os examinadores e respondendo o aluno pelo tempo que a banca julgar conveniente.

Cada examinador expressará o seu julgamento mediante a menção: - Aprovado; - Aprovado com correção; - Não aprovado

Após a Defesa, o mestrando terá 60 dias para providenciar a documentação para solicitar a expedição do diploma de Mestre.

Voltar ao topo

DO ESTÁGIO DOCENTE

O que significa?

É uma atividade obrigatória a todos os mestrandos do PPGL. Segundo o Regimento Interno do PPGL, os mestrandos deverão acompanhar seus orientadores ou  professores indicados por seus orientadores em alguma disciplina do quadro de disciplinas da Graduação da UFAM, em todo o processo de ensino-aprendizagem, estando presentes como observadores na sala de aula, auxiliando o professor na seleção de material pedagógico,  podendo ministrar de 01 (uma) a 04 (quatro) horas/aula, dentre as 30 horas/aula, a critério do orientador e/ou professor da disciplina na Graduação, mas não podendo, em hipótese alguma, substituir o professor de forma permanente na condução da disciplina. 

Ficarão dispensados do estágio os mestrandos que comprovarem experiência equivalente a 45h/aula em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, devendo presentar a documentação comprobatória.

Ficarão dispensados do estágio os mestrandos que comprovarem experiência no PARFOR. A comprovação deverá ser feita através da entrega de declaração da coordenação do PARFOR, plano de curso da disciplina comprovando a experiência e data ocorrida.

Os mestrandos deverão observar a presente regulamentação:

a) o estágio terá a duração em 30horas/aula – 2 créditos;

b) dentre as 30horas/aula, a critério do orientador e/ou professor da disciplina, o mestrando deverá ministrar de 01 (uma) a 04 (quatro) horas/aula;

c) findo o estágio, o mestrando deverá apresentar à secretaria do Mestrado em Letras documentação comprobatória que deve ser composta de:

  • Relatório de atividades (com assinatura do aluno e orientador/professor)
  • Plano de curso da disciplina (com assinatura do professor/orientador)
  • Declaração de anuência do orientador
Fim do conteúdo da página