Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado aos discentes

Comunicado aos discentes

• Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h30
  • Última atualização em Sábado, 23 de Mai de 2020, 15h56

Considerados a declaração de pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Decreto Legislativo 06 de 20/03/2020 - que reconhece a ocorrência de calamidade pública no país - e a decisão do Comitê Interno de Enfrentamento ao surto de coronavírus da Universidade, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas, em decisão ad referendum de 26 de março de 2020, resolveu SUSPENDER, POR TEMPO INDETERMINADO, o calendário acadêmico 2020/1 e 2020/2, aprovado pela Resolução nº 15/2019/CONSEPE. Desta forma, TODAS AS AULAS estão suspensas, não podendo ser realizadas presencialmente ou online.

Ressaltamos, ainda, que em consonância com a Portaria CAPES nº 36/2020, os prazos para defesas de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes foram SUSPENSOS, EXCEPCIONALMENTE, pelo período de 60 (sessenta) dias, com possibilidade de defesas "utilizando tecnologias de comunicação à distância", cujo aceite é discricionário ao Programa de Pós-Graduação.

Uma vez que a CAPES não alterou o prazo de término do curso, isto é, 24 (vinte e quatro) meses regulamentares, o prazo final para defesa das dissertações dos alunos regulares do ano 2018, após 6 (seis) meses de prorrogação, é agosto/2020. Nesta oportunidade, esclarecemos que o Programa de Pós-Graduação em Letras continuará realizando as qualificações e as defesas de seus discentes via videoconferência.

Esclarecemos que, de acordo com o Art. 4º da Instrução Normativa PROGESP/UFAM nº 001/2020, "durante a vigência da suspensão de atividades presenciais, e ressalvados os serviços essenciais, o atendimento ao público interno e externo das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFAM deverá ocorrer exclusivamente por meio de correio eletrônico (e-mail) institucional e do Sistema Eletrônico de Informações - SEI/UFAM, conforme as orientações exaradas pelo Arquivo Central a respeito do Protocolo Geral da Universidade.

Por fim, em atendimento ao Ofício Circular nº 007/2020 - PROPESP/UFAM, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras manterá os estudantes atualizados sobre a situação institucional (com informações recebidas dos órgãos oficiais da UFAM), utilizando-se deste sítio online de cunho institucional.

Atenciosamente,

Coordenação PPGL/UFAM

Legislação citada:

DECISÃO ad referendum – CONSUNI 01/2020, de 26 de março de 2020;

OFÍCIO CIRCULAR Nº 007/2020 – PROPESP/UFAM, de 16 de março de 2020;

PORTARIA CAPES Nº 36/2020, de 19 de março de 2020;

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2020 – PROGESP/UFAM, de 31 de março de 2020.