Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PPGL/UFAM realiza as primeiras defesas de dissertação remotamente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PPGL/UFAM realiza as primeiras defesas de dissertação remotamente

Em razão da pandemia de COVID-19 e da impossibilidade de realizar apresentações presenciais, o Programa de Pós-Graduação em Letras está promovendo as defesas das dissertações de seus mestrandos de forma remota. 
  • Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2020, 15h00
  • Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 15h00

Intitulada "Personagens e campos de poder: Uma leitura de Cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão, a primeira defesa de dissertação do Mestrado em Letras, realizada utilizando somente o ambiente virtual, aconteceu nessa sexta-feira, 22 de maio de 2020.

A discente Catarina Lemes Pereira defendeu a sua dissertação sob orientação da Profa. Dra. Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira, que presidiu a banca. Também compuseram a banca avaliativa as professoras Dra. Cássia Maria Bezerra do Nascimento (UFAM) e Dra. Ivânia Maria Carneiro Vieira (UFAM). A mestranda foi considerada aprovada e se tornou Mestre em Letras. A apresentação foi realizada por meio do aplicativo de videoconferências online Zoom

O PPGL destaca a saga destes alunos que apresentaram suas dissertações em um momento tão desafiador. Perguntamos à Catarina como se sentiu ao tornar-se Mestre em meio a uma pandemia.  

"Em meio a tantas incertezas, concluir esta etapa de minha vida foi uma grande vitória, uma vez que esta pesquisa é também uma resposta, ainda que tímida, para a violência que em nossa sociedade correntemente se manifesta. A literatura, a pesquisa e a educação se fazem a cada dia mais necessárias como antídoto para as mazelas ligadas a estes árduos tempos"

Catarina Lemes - Os problemas para a conclusão do mestrado em minha vida iniciaram bem antes da pandemia. Vivi muitos momentos difíceis no processo de realização da dissertação, entretanto, é certo que jamais pensei que passaríamos por dias tão críticos como esses que temos passado.

PPGL - Como foi apresentar a dissertação por videoconferência online? Existiram dificuldades? Se sim, como foram contornadas?

Catarina Lemes - A apresentação por videoconferência foi, de início, um desafio. Estávamos um pouco perdidas por conta das formalidades necessárias, e o receio de ocorrer algum problema com a internet, mas em todo o processo minha Orientadora, a professora Rita de Oliveira, conduziu o momento com muito zelo para com todos da banca e principalmente comigo que estava muito nervosa. A banca também foi muito prestativa e atenta aos eventuais ruídos na comunicação que surgia, repetindo informações necessárias e tendo paciência para aguardar a resolução de problemas de rede, os únicos a de fato, atrapalharem alguns poucos momentos, mas com senso de coletividade conseguimos conduzir a defesa de maneira leve e comprometida. O uso da plataforma Zoom foi muito pertinente para a ocasião, uma vez que é uma plataforma muito simples de manusear e com vários recursos, dentre eles, o de gravação, que propiciou que a reunião fosse registrada. Ademais, não tivemos grandes intempéries no percurso e a maior ausência mesmo foi a de um abraço ao final da apresentação para selar o momento enriquecedor que tivemos.

PPGL - Sinta-se livre para acrescentar algo mais.

Catarina Lemes - Gostaria de agradecer ao Coordenador do PPGL, o professor Leonard Costa que se disponibilizou em todo o processo a fazer essa defesa acontecer, mesmo em meio a esse momento com tantas entraves. Reforço meu agradecimento também a minha orientadora Rita de Oliveira, e as professoras membros da banca, Ivânia Vieira e Cássia Nascimento, que tão assertivamente contribuíram para a conclusão de minha pesquisa. 

Por fim, quero dizer que, "embora não substitua o contato humano, fico muito feliz em saber que a tecnologia é um facilitador nesse momento, e que enquanto não pudermos estar juntos novamente, que este seja um recurso a ajudar muitos outros alunos a concluírem suas etapas acadêmicas".

 

Apresentando a sua "Making the U.S through violence: O processo de domesticação da fronteira em Meridiano de Sangue, de Cormac McCarthy", Mikael de Souza Frota foi o segundo discente do PPGL/UFAM a ser tornar Mestre em Letras defendendo a pesquisa pelos meios remotos de conferência. Sob orientação do Prof. Dr. Lajosy Silva, foi aprovado pela banca, no dia 26 de maio de 2020, avaliado ainda pela Profa. Dra. Nícia Petreceli Zucolo (UFAM) e pelo Prof. Dr. Adolfo José de Souza Frota (UEG). 

O PPGL perguntou a ele como se sentiu ao completar esta etapa da sua vida e finalizar o mestrado em tempos de pandemia.

"Finalizar o mestrado em tempos de pandemia foi inusitado, pois todo um planejamento precisou ser adaptado a essas circunstâncias desafiadoras que todos estamos enfrentando"

Mikael Frota - Estou muito feliz por completar mais esta etapa da minha vida acadêmica. O sentimento de realização e de dever cumprido se estendem a essa felicidade também. 

PPGL -  Como foi apresentar a dissertação por videoconferência online? Existiram dificuldades? Se sim, como foram contornadas?
Mikael FrotaA UFAM e o PPGL ofereceram todos os esclarecimentos e suportes necessários para que a defesa acontecesse de forma online. A nossa única preocupação era a conexão com a internet, mas tudo ocorreu da melhor forma possível. Obviamente, comparando com outras defesas que assisti de forma presencial, é bem diferente. No entanto, a interação com os membros da banca foi a mesma e a única diferença que notei foi a ausência do público.

PPGL - Há algo mais que queira acrescentar?
Mikael Frota - Eu gostaria de agradecer ao Professor Me. Sérgio Armstrong por ter me incentivado, ainda na graduação, a seguir carreira acadêmica e por ter me apresentado ao Professor Dr. Lajosy Silva, quem se tornaria meu orientador nesta pesquisa desenvolvida no PPGL. Estendo meus agradecimentos ao Professor Lajosy, à Professora Dra. Nicia Zucollo, ao Professor Dr. Adolfo Frota pelas contribuições na dissertação e por aceitarem a fazer a defesa de forma completamente online. Meus sinceros agradecimentos!
Sou muito grato ao corpo docente do PPGL pela contribuição e pela participação no meu crescimento acadêmico e intelectual. Agradeço também à FAPEAM pelo provimento da bolsa de estudos, um grande incentivo aos pesquisadores residentes no estado do Amazonas. Parabenizo o coordenador do PPGL, Professor Dr. Leonard pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na pós e por toda a paciência, suporte e informações para que a realização da minha defesa acontecesse de forma completamente online

Por fim, deixo a seguinte mensagem: "Juntos conseguiremos vencer essa pandemia e acreditemos sempre que somos capazes de feitos grandiosos".

registrado em:
Fim do conteúdo da página