Página inicial > Últimas Notícias > Conselhos Superiores da Ufam aprovam Plano de Biossegurança da Universidade

Conselhos Superiores da Ufam aprovam Plano de Biossegurança da Universidade

Manter distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas nos ambientes administrativos e acadêmicos; a priorização da forma remota para a realização de reuniões e ações pré-agendadas e atendimento ao público externo, além do estabelecimento de uma rotina de aferição da temperatura dos servidores em todas as Unidades Acadêmicas estão entre as diretrizes do Plano aprovado.

• Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 12h47
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 12h52

Links relacionados:

Membros do Conselho de Administração (Consad), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram o Plano de Biossegurança da Universidade. As reuniões dos Conselhos foram realizadas nos dias 15 de junho (Consepe), 24 de junho (Consad) e nos dias 13 e 14 de julho (Consuni).

Voltado para a preservação da vida dos integrantes da comunidade universitária e dos visitantes externos da Universidade, o Plano de Biossegurança da Ufam é o documento que reúne as recomendações que a comunidade universitária deverá seguir para atenuar a propagação da Covid-19 no âmbito da Universidade, além de respaldar a Administração Superior quanto às medidas a serem adotadas para um retorno seguro das atividades universitárias presenciais.

Entre as diretrizes estabelecidas estão a utilização obrigatória de máscara no ambiente universitário, o reforço na higienização dos veículos institucionais e o escalonamento de frequentadores dos estabelecimentos que ofertam serviços de alimentação, como Restaurantes Universitários e lanchonetes.

Compromisso com a coletividade

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destaca que não serão medidos esforços administrativos e acadêmicos para a preservação da saúde coletiva. “O Plano de Biossegurança da Ufam, aprovado em todos os colegiados superiores, Consad, Consepe e Consuni, representa nosso compromisso institucional com a questão da biossegurança que, doravante, será intrínseca ao cotidiano do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da extensão e das demais atividades da Ufam. Ao mesmo tempo, ressalto que a responsabilidade individual é muito importante para que a saúde de todos seja mantida. Nesse sentido, todos os membros da comunidade devem ler o Plano de Biossegurança, que será disponibilizado em breve, para que conheçam as novas regras, as ações que podem ou não podem ser efetuadas daqui para frente na Ufam, tendo em vista a preservação da saúde da coletividade”, declarou o reitor.

Planejamento Institucional - próxima etapa

A partir de agora, membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Consepe/Ufam) trabalham na elaboração de um novo calendário acadêmico.

Fonte: site da UFAM.