Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > [CHAMADA PARA SUBMISSÃO] Congresso da ABRALIC 2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

[CHAMADA PARA SUBMISSÃO] Congresso da ABRALIC 2021

Até o dia 14 de junho de 2021 estão abertas as inscrições para a submissão de comunicações nos simpósios temáticos do Congresso da Abralic, sediado em Porto Alegre, realizado remotamente.

  • Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 11h49
  • Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 12h07

Links relacionados:

Convidamos a todes para submeterem trabalhos em nosso simpósio, de número 72

"PODER E VIOLÊNCIA EM LITERATURAS “MARGINAIS”

A literatura como manifestação cultural elabora representações sobre o posicionamento de um grupo social, uma época, pela voz paradoxalmente singular e coletiva da autoria, e, quanto mais central for essa voz, mais aceita como autêntica pelo cânone ela será. As práticas de sujeitos envoltos em situação de opressão e violência, representadas em diversas manifestações culturais, inscrevem-se na construção simbólica dos corpos e da arte como uma materialidade, um corpo, uma subjetividade. Se essa subjetividade partir de uma ótica descentrada, seja pela elaboração estética, seja pelo ponto de origem, percebe-se que as engrenagens de opressão começam a movimentar-se, exigindo uma aprovação do cânone, tradicionalmente hetero-normativo, branco, masculino. Mulheres, homossexuais, transexuais, negrxs, indígenas, quilombolas, precisam ter seu fazer artístico validado pelo centro hegemônico de prestígio e disseminação cultural de seu país. 

[...]

O grupo de pesquisa Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa espera para este simpósio trabalhos que problematizem questões de gênero (do feminino, do homossexual, do queer, das novas masculinidades, do corpo, do abjeto), trabalhos que investiguem as relações de poder e violência, a cisão – ou não – do poder patriarcal na contemporaneidade, tomando como base o texto literário, erudito ou popular, consagrado ou não canônico, ou outras produções culturais, como as advindas do cinema e/ou da música.

Coordenadoras:

NICIA PETRECELI ZUCOLO (Universidade Federal do Amazonas)
MARLISE VAZ BRIDI (Universidade de São Paulo)

CONFIRA A CHAMADA COMPLETA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página